sexta-feira

O Arauto da Felicidade

Você tem uma decisão importante a fazer. Decisão esta que requer reflexão. Mas terá que ser hoje. Para essa decissão você possui um vasto campo de alternativas: todo o seu passado. Imagine que hoje é seu íltimo dia. Amanhã você não mais existirá da forma que se conhece. É uma decisão importante e que só você pode tomar. Olhe para trás.

É claro que você precisa de uma referencia, quando digo que deve fazer uma escolha em seu passado. Ao mesmo tempo, qual é a sensação de caminhar às cegas, sem saber pra onde ir? Se você fosse procurar algo no seu passado, o que procuraria? O que lhe vem à mente de imediato? Essa é uma pergunta muito específica. Algumas pessoas lembrariam eventos que marcaram de forma positiva, outros de forma negativa. Alguns lembrariam lágrimas, outros sorrisos. Alguns de morte, outros de nascimentos. O passado é um campo vasto, e cada um escolhe o que colher.

Alguns sábios dirão que felicidade é desejar aquilo que você já tem. Portanto, o momento, o presente. E que a vida não se conta pelo acúmulo de dias e anos, antes sim, pelo acúmulo de momentos felizes. E fazendo essa conta, quantos anos você teria? Que momentos entrariam nessa soma. Claro que não poderia se contar os momentos em que será feliz, ou que ainda vai viver. É que as vezes condicionamos nossa felicidade a momentos vindouros. Serei feliz quando… Ah! Se isso acontecer serei muito feliz. É o que nota Woody Allen, numa triste constatação: “como eu seria feliz se fosse feliz”.

A felicidade não está no futuro, tão simplesmente porque ele não existe, a não ser na mente de alguem. É claro que você não precisa matar o futuro, mesmo porque, o algóz é ele. Nem tão pouco deves matar o presente, que é o único que pode ser morto. Ora, é seu último dia, pra que se preocuparia com o futuro, ou melhor, o seu futuro depende da escolha que fará hoje, que está no seu passado. Que também não é o melhor lugar pra se ir, já que não mais existe. Ah, na sua mente, claro ele está ai, tão presente que é como se estivesse acontecendo. Mas um pé lá, outro cá, é pegar e voltar logo. Você tem um encontro.

Vamos afunilar nossa busca. Sua missão é escolher uma lembrança, e apenas uma. Precisa ser uma escolha cuidadosa, pois essa lembrança é que ficará impressa na eternidade da sua mente, será sua companhia para sempre. É nela que você ficará “preso” ou livre. Será com ela que acordará, passará o dia, a noite, e com ela se deitará. Escolha fácil? Escolha dificil? Que lembrança seria essa a merecer a aternidade, a escolhida entre todas da sua vida. A que resume você na essencia. A que você seria capaz de repetí-la para sempre. Escolha, e começe a vivê-la. Sua felicidade depende dela…

Odair Comin

Nenhum comentário: