quinta-feira

MicroConto:"Vá Pro Inferno"

Recebi uma carta do diabo. Não poderia ter vindo em melhor hora. Eu estava próximo da falência, não surgia trabalho algum, e o último que fiz, foi um fiasco total. De tal sorte que me foi providencial, não diria um presente divino, pois seria um contra-censo. Eu não poderia negar, independente do cliente, negócios são negócios. Além do mais, na carta veio um adiantamento bastante generoso. Liguei para funcionários que acabara de demitir pedindo que voltassem, precisaria de cada um deles. Eram bons funcionários, e sabiam os reais motivos da dispensa. Por isso aceitaram a volta sem ressalvas, afinal de contas, trabalho não é algo tão abundante assim.

Não preciso dizer que ficaram surpresos quando li a carta. Jamais tal trabalho tinha sido requisitado, sempre foram outras vias, muito mais o submundo e a difamação desenfreada que fizeram as vezes. Mas desta vez era diferente, e eu estava na vanguarda, na crista da onda.
A carta dizia que seus assessores mandariam informações por e-mail (imagine só, tem internet no inferno). Só vendo pra crer, e não demorou muito, no outro dia minha caixa postal estava cheia de informações e fotos. Disponibilizei a cada um dos funcionários envolvidos para que se familiarizassem com o conteúdo. Tudo vinha diretamente do inferno, informações quentinhas.
Logo percebi que nós humanos, temos uma visão bastante equivocada de suas instalações. Não tinha dúvidas de que o clima parecia bastante tropical, mas nada que um fator 60 não desse jeito. Vulcão tem em todos os lugares e nem por isso chamam o Hawaii de inferno. Eu sabia que este era um grande desafio, e talvez o maior que um homem poderia ter. Até poderiam me acusar de pacto com o Diabo ou coisa assim, mas resolvi aceitar a despeito das possíveis conseqüências futuras. Eu estava encarregado de estabelecer uma nova crença, uma visão que iria contra dois milênios de constantes retaliações.

O que Diabo queria era mudar a visão que nós humanos temos do inferno e dele mesmo. Uma campanha publicitária deveria ser produzida e vinculada nos principais meios de comunicação de todo o país. Literalmente deveríamos pintar o Diabo de uma forma mais branda e quem sabe, até bondosa (o que markting não faz). O inferno como uma replica do Shangri-La. Ou seja, o lado paradisíaco do inferno, uma espécie de Havana para turistas. Com slogans ousados como: “o inferno como você nunca viu”, “banho de ofurô em caldeiras naturais”, “sauna ao ar livre”, “casais, vivam seus momentos mais tórridos aqui”, “praias, cassinos, ressorts, as gatas mais quentes”, “visite o inferno, suas férias serão inesquecíveis”. Devo dizer que nossa campanha foi um sucesso, tanto que a expressão “vá pro inferno” deixou de ser um xingamento, antes sim, uma sugestão.

Odair Comin

Nenhum comentário: