segunda-feira

Poesia: 3 Tempos

Imenso lago de tranquilas águas.
Imensas montanhas de verdes picos.
Lá estão, apenas por ele...
Protegem o lago.
Alimentam a vida que por ali se aninha.
Alimentam duas vidas em uma.
A montanha se espelha no lago.
O lago reflete a montanha.
Árvores debruçam-se no lago,
Deixam cair seus frutos...
Frutos que alimentam e dão vida ao lago.
Entre as montanhas, o lago adormece.
Entre as montanhas, o lago permanece.
O lago só existe,
Porque as montanhas existem.
Será o lago livre?
Ele ainda não sabe o que há atrás das montanhas,
Nem quer saber.
Talvez um dia ele transborde,
Mesmo contra vontade.

Por um momento meus olhos...
Meus olhos perdem a visão.
Por um momento meus pés...
Meus pés perdem o chão.
Perdido estou, perdido me encontro.
Já não sei para onde vou.
Flor separada de seu caule.
Minha casa já não é mais minha morada.
Como cão raivoso me chutaram para fora.
Lágrimas descem até minha boca...
Provo todo amargo que delas saem.
A força contra mim é maior que minha vontade...
Filho bastardo de um pai carrasco.
Pai que aponta para o horizonte...
Sua fala é uma só:
Vá! agora é com você.
Se é verdade que o mundo pode desabar...
Essa é uma boa hora!
Sou uma miragem no deserto.
Água que não mata a sede.

O sol novamente volta a brilhar.
Brilho que reconheço com prazer.
O prazer de reconhecer o outro.
Diferentes são os caminhos que percorro...
Diferentes são os rostos para os quais sorrio...
Vejo felicidade esculpida em cada rosto.
Meu caleidoscópio reflete meus sentimentos.
Sentimentos que externalizam o interno.
Interno formado pelo externo.
Meus passos me conduzem...
Meu coração me guia...
Meus olhos apontam a melhor direção.
Você é importante para mim!
Eu sou importante para você!
Meus pensamentos parecem ter vida própria...
Lembranças lembram quem sou.
O passado, são como degraus...
Degraus que me trouxeram.
Sou aquilo que um dia quis ser,
Estou aqui porque me trouxe.
Odair Comin

Nenhum comentário: