quinta-feira

Livro: Aprendendo na Velocidade do Pensamento de Odair J. Comin

Resumo do livro
A cada dia que passa, nos deparamos com novas descobertas sobre o mais complexo aparelho para aquisição de conhecimentos. Estamos falando do cérebro e suas milhares de conexões nervosas, que funcionam 24 horas por dia.
Várias vezes você entra em contato com a mesma informação e quando precisa dela. Cadê? Ela está perdida em algum lugar do cérebro a qual naquele momento não consegue achar. Quantas vezes você estuda para uma prova, e tem a sensação de ter aprendido tudo, de ter a matéria na “ponta da língua”. E quando chega a hora de colocar as respostas no papel, seus velhos amigos lhe visitam: nervosismo, sudorese, os “brancos”, as falhas mentais. Ou seja, os bloqueios nos impossibilitam, de chegar até onde a informação está armazenada.

Algumas pessoas parecem ter desenvolvido habilidades naturais de aprender. Existe ago que foi desencadeado, e que torna todo e qualquer aprendizado uma “festa”. Algo que não requer muito esforço, nem tão pouco sofrimento. Poderia isso ser genético? Possuem elas um cérebro mais desenvolvido? Já nascem sabendo? Ou será que essas pessoas descobrem como usar melhor, todo o ferramental que possuem? Ao nascer, temos à disposição um manancial muito grande de potencialidades, mas é preciso ativa-los através da estimulação.

Nossos tempos requerem inteligência aguçada, velocidade nos pensamentos e nas tomadas de decisões. Precisamos responder perguntas, antes mesmo delas serem formuladas. Uma coisa é certa: as pessoas estão buscando cada vez mais prazer naquilo que fazem. Sendo assim, se meios mais adequados lhe forem mostrados, a aprendizagem será sempre um prazer constante. Tudo fluirá de uma forma que não haja desconfortos, ou desistências no meio do caminho.

É perceptível, que na maioria das vezes as pessoas se baseiem em objetos externos quando buscam um referencial de vida e de conhecimento. Quando você busca ampliar o que já possui, através do externo, na verdade empobrece e torna-se superficial naquilo que faz e possui. É necessário brotar de dentro, ter suas próprias experiências e percepções. Assim tudo o que fará parte da essência que rege o seu viver e o seu pensar.

PRINCIPAIS TEMAS

O despertar de um gigante: Aborda as funções do cérebro, a questão que temos dois cérebros: direito e esquerdo. Qual a função de cada um e sua importância na aprendizagem. Também aborda os bloqueios que temos e como são tratados.

O cérebro vitaminado: A importância de um corpo bem alimentado, para que o cérebro possa funcionar da melhor forma possível. Alimentos que auxiliam e prejudicam o aprendizado.

Aprendendo a aprender: Aborda a facilidade com que as crianças aprender e porque. Como você aprender, e isso é uma escolha de cada um. Como armazenamos e resgatamos as informações.

100% de você: o prazer em aprender: como podemos usar plenamente nosso potencial para aprender e qual o melhor momento. Neste capítulos será abordada a Programação Neurolinguística, um pouco da história, origem e sua importância na aprendizagem.

Programação mental: Como se dá os primeiros passos da aprendizagem. a necessidade do descanso e do objetivo em aprender. Mostra que muitas vezes a própria pessoa cria seus bloqueios ao buscar uma nova aprendizagem. Qual o sentido de aprender. Como ter concentração e como se ater aos pequenos detalhes para ter um melhor resultado.

Aprendizagem holográfica: O cérebro tridimencional. Como se dá esta forma de aprender, onde o todo está em cada parte e cada parte possui o todo.

Mapa Mental: Uma técnica para organizar informações, da mesma forma que é armazenado na memória, ou seja, estruturar as informações para que sejam mais fáceis de serem assimiladas.

Super aprender: Técnica desenvolvida por George Lozanov, denominada superaprendizagem, através da música barroca e do relaxamento.

Aprendendo com a hipnose: A hipnose é uma grande aliada na educação, pois facilita os processos de aprendizagem.

As inteligências: Uma pequena explicação de algumas das inteligências que possuímos. E um teste para sabermos o grau de cada inteligência, para assim poder se aproveitar melhor o potencial de cada uma. O leitor poderá descobrir qual delas se destaca mais e usar a seu favor.

Boa leitura...

Nenhum comentário: